Fixador existe mesmo ou é mito? Não, não existe um "fixador", um "ingrediente exclusivo" para esta finalidade.
Entre os ingredientes utilizados na perfumaria tem os que evaporam mais rápido e outros, mais devagar. O perfume é sentido pelas pessoas por meio da evaporação. Então, as notas mais refrescantes, que são mais voláteis, saem primeiro e as mais pesadas depois. Com isso o perfumista tenta fazer com que a fragrância tenha uma evaporação equilibrada, combinando materiais mais leves com mais pesados. E, assim, o perfume dura o tempo que tiver que durar.
O que determina o tempo de fixação de um perfume é a sua característica imaginada na criação. Um perfume não é melhor ou pior por fixar mais ou menos. Os perfumes mais frescos, por exemplo, são mais leves, possuem muitas notas cítricas e aromáticas. Terão menor fixação e serão mais refrescantes. Por outro lado, os perfumes mais amadeirados, doces e orientais, serão menos frescos, mais pesados, e ficarão muito mais tempo na pele.
Outro fator determinante é a concentração de essência no perfume: quanto mais alta a concentração, maior o intervalo de tempo em que será sentido.
É isso aí!
Até o próximo Você sabia...
Nenhum comentário:
Postar um comentário