Afinal, como surgiram os calçados? Como surgiu o salto alto?
Veja aqui uma breve cronologia dessa história!
4000 aC - Período em que aparecerem as primeiras representações de calçados, em peças de couro flexível com laçada, em antigos murais egípcios, em túmulos e templos.
200 aC - A sandália plataforma, chamada kothorni, com sola de madeira ou cortiça, torna-se popular entre os atores dramáticos romanos.
1000 dC - Nos casamentos saxões, o pai da noiva habitualmente presenteava o noivo com os sapatos da noiva, simbolizando a transferência de sua autoridade sobre ela. O sapato da noiva era jogado para as damas de honra e aquela que o pegasse seria a próxima a se casar.
1154-1189 - O rei Henry II, da Inglaterra, popularizou os sapatos de bico estreito.
1189-1199 - Os cavaleiros de Ricardo Coração de Leão começaram a usar sollerets, para evitar que os pés escorregassem os estribos.
1215 - Uma lei aprovada em Paris proibia professores universitários de usar sapatos com longos bicos finos. No entanto, estes sapatos se tornaram símbolo de posição social, tornando-se mais afilados e longos nos dois séculos seguintes, quando reis e príncipes chegavam a usar sapatos com até 70cm de comprimento.
1386 - Cavaleiros, lutando na Batalha de Sempach, na Suíça, eram forçados a cortar a ponta dos sapatos para que pudessem avançar a pé.
1500 - Os sapatos começaram a ser feitos em duas peças, com a parte superior flexível colada a uma sola mais pesada, rígida. Isso levou à introdução do salto, criado para melhor fixação dos pés no estribo. Rapidamente tornam-se moda as botas de salto alto para homens.
1509 - 1547 - Henrique VIII, da Inglaterra, apreciava sapatos de bico largo, chegando ao ponto de terem de ser preenchidos para serem mantidos em seus pés.
1533 - Catarina de Médici, que se casou aos 14 anos com o Duque de Orleans, devido à sua baixa estatura usava sapatos com saltos de cinco centímetros de altura. O salto alto pode ter sido inventado por Leonardo da Vinci (1452-1519).
1533 - 1558 - Mary Tudor ("Bloody Mary"), rainha com baixa estatura, usava salto o mais alto possível. Desta época até o início do século 19, os sapatos com salto estavam na moda para ambos os sexos.
Meados de 1500 - Sapatos de estilo radical, chamados chopine, eram populares entre as mulheres na Itália, Espanha e França. Eles tinham pedestais de cortiça ou madeira muito altos, podendo chegar a 60cm de altura. Por exemplo, uma dama de Veneza usando chopine necessitava de dois empregados para ajudá-la a sair de uma gôndola.
1600 - O sapateiro francês Nicholas Lestage era tão esperto em seus negócios que alguns o acusavam de feitiçaria. Tornou-se sapateiro de Luís XIV. Alguns sapatos de Luís XIV eram decorados com cenas de batalha em miniatura, chegando a ter 12cm de altura.
1745 - Madame de Pompadour, a favorita de Luís XV, popularizou os saltos estreitos e altos chamados "Pompadour".
1793 - Maria Antonieta subiu à forca, para sua execução, usando sapatos com 5cm de altura. Nos primórdios da Revolução Francesa os saltos tornaram-se mais baixos do que a qualquer tempo do século 18.
1794 - Quincy Reed abriu a primeira sapataria da América, em Boston. Naquela época, Marc Isambard Brunel (1769-1849) inventou máquinas para cortar solas e afixá-las.
Início de 1800 - Sapatos baixos e sandália ao estilo grego tornaram-se populares.
1865 - O plimsoll, um sapato de tecido e solado de borracha, foi inventado para se jogar badminton e tênis. A altura dos saltos de sapatos femininos ficou mais baixo, ficando ao redor dos 5cm até o final do século.
1904 - O pump shoe ou court shoe, uma invenção inglesa de sapatos para calçar sem amarração, conquistou a América.
1955 - O salto agulha (stiletto) para calçados femininos, inventado na Itália, torna-se moda e objeto de desejo. E os sapatos de bico muito fino tornam-se moda para ambos os sexos.
1970 - Retorna à moda o sapato plataforma.
1980 - Sapatos esportivos se diversificam e ganham popularidade. Algumas mulheres começam a usá-los para irem trabalhar.
E aí, divertiu-se? Espero que sim!
Veja mais informações sobre a história dos calçados e dos saltos altos: Wikipedia.
Até a próxima.
Abraços,
Mônica
Nenhum comentário:
Postar um comentário