Anel folheado a ródio, aro 23, com ametista e zircônias. R$79,00 - cód. "PH AMT G" |
Voltamos à nossa série de posts sobre as gemas e pedras, suas características e os significados que as sociedades são a elas.
Hoje você conhece mais sobre a ametista.
No destaque, anel com uma ametista enorme, lapidada em cabochão...
Características
A ametista é uma variedade violeta ou púrpura do qua rtzo. Os seus cristais sempre crescem sobre uma base. Quando têm formato de pirâmides, a cor mais intensa, predominante, concentra-se nas pontas dos cristais.
Existem algumas variedades de ametista que podem apresentar faixas brancas de quartzo leitoso.
Quando exposta ao calor (cerca de 500 °C), a ametista geralmente torna-se amarela. Muito do citrino comercializado é ametista assim tratada, ou seja, "ametista queimada". Veios de ametista expostos ao ar livre perdem facilmente a sua cor.
Significados e curiosidades
A ametista foi usada como pedra preciosa pelos antigos egípcios e era amplamente empregue na antiguidade por entalhadores. Contas de ametista foram encontradas em túmulos anglo-saxônicos na Inglaterra.
Na mitologia grega, Ametista seria o nome de uma ninfa que, para ser protegida do assédio de Dionísio (Baco, na versão romana) foi transformada pela deusa da castidade num cristal transparente. Baco, então, nada mais podia fazer, a não ser mergulhá-la no vinho - de onde teria vindo sua coloração arroxeada.
Acredita-se que a ametista pode ser usada como um amuleto para proteger da intoxicação. A ametista foi considerada também um amuleto para proteção de soldados.
No Oriente também é costume engastá-la na testa, acreditando-se que exerça influência positiva sobre o chakra Ajna, conhecido também por "terceiro olho".
Em 1928, no distrito de Brejinho das Ametistas, na cidade baiana de Caetité, foi encontrada uma pedra pesando mais de 90 kg, sendo esta localidade uma das principais produtoras do mineral no Brasil. Em Ametista do Sul, no Rio Grande do Sul, já foram encontrados geodos com mais de 2.500 kg.
Até ao século XVIII a ametista foi a principal pedra preciosa (sendo até aquele momento a Rainha das Pedras Preciosas), ao nível do diamante. Contudo a descoberta de abundantes jazidas no Brasil fez com que se tornasse uma pedra preciosa de médio valor.
A ametista é a pedra do nascimento, associada aos meses de janeiro e fevereiro, também associada aos signos de Peixes, Áries, Capricórnio, Aquário (especialmente as variedades roxa e violeta) e Sagitário. É um símbolo de entendimento celeste, do pensamento pioneiro e da ação na filosofia, religião e planos espirituais e materiais.
Ligada ao Dia dos Namorados. A tradição diz que a pedra ajuda aqueles que a usam para manter a fé, fomentar a paz e acalmar o espírito. É útil para a revelação profética da verdade. Diz-se que fortalece a sabedoria, a fé e a religiosidade e ajuda nas preces e nos sonhos.
Diz-se que é um amuleto contra bruxaria, veneno (ela indica a presença de veneno diminuindo-se sua luz) e pensamentos ruins. Ajuda no sentido da castidade e é um poder contra todas as formas de super indulgência e uma força para a mente.
É usada como um amuleto para favorecer príncipes, dirigentes, clérigos, pessoas ricas, influentes e poderosas, pessoas com habilidades proféticas, poetas, viajantes, publicitários e outros.
Amarrada ao pulso esquerdo, a ametista, dizem, permite ao usuário ver o futuro nos sonhos. Ela repele os pensamentos e ações malignos, dá um senso apurado para os negócios e previne contra a saúde ruim. A ametista atrai o amor e a boa sorte e, de acordo com antiga crença, ajuda a prevenir a embriaguez.
Quando gravada com os nomes do sol e da lua, diz-se que protege contra a feitiçaria.
Um cavalo alado cortado numa ametista é um talismã de proteção para o cavalo e seus cavaleiros.
Controla o temperamento, reforça a produção de hormônios e fortalece os órgãos responsáveis pela limpeza do sangue e dos sistemas circulatório e imunológico. Acalma o sistema nervoso. Bom para insônia ou sono tumultuado e para meditação. Auxilia no alívio do stress, fobias e depressão. Indicada para dor de cabeça e dor de dente: mergulhe uma ametista em água quente, retire-a, seque-a cuidadosamente e aplique sobre o local da dor.
Saiba mais sobre gemas e pedras (de A a Z!), suas características e os significados, aqui no site.Fontes: Arte Store, CPRM Serviço Geológico do Brasil, Dicionário Online de Português, Escola de Joalheria Bell'Arte, Wikipédia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário