segunda-feira, 26 de março de 2012

Conheça as características e os significados das gemas e pedras, de A a Z.

Eu sempre tive muita curiosidade sobre os nomes e as características das pedras preciosas e semipreciosas. Mais ainda: os significados que se dá a elas. Pesquisei, achei e me diverti.


Quero, agora, compartilhar com você informações sobre as principais - ou mais conhecidas - gemas e pedras.


Boa leitura, boas descobertas. Divirta-se!




Abalone
Abalone
Abalone é um gastrópode (da classe dos moluscos) e sua carne é um prato muito apreciada na Ásia. Sua concha é utilizada também na produção de jóias e bijuterias.
Significados e curiosidades - Utiliza-se em cerimônias de purificação e limpeza, representando o elemento água.




Ágata
Ágatas
Ágata é uma subvariedade de calcedônia, ou seja, é um tipo de quartzo. Caracteriza-se pela variedade de cores, geralmente dispostas em faixas paralelas. Alguns outros tipos de ágata: mexicana, ágata do musgo ou musgosa, dendríticas, turritella, carneliana, ágata do Botsuana, laço azul, pluma, tubo, ágata do fogo, ágata do arco-íris. Os corais, madeira petrificada e outros restos orgânicos ou rochas porosas podem ser "agatizados". O coral "agatizado" é muitas vezes denominado ágata ou pedra de Petoskey.
Significados e curiosidades - Acredita-se que o portador de um anel de ágata, por exemplo, está protegido contra vários infortúnios e gozará de longa vida, entre outros benefícios. Em outras tradições crê-se que a ágata cura as picadas do escorpião e as mordidas de serpente, acalma e ilumina a mente, previne doenças e contágios, pára a trovoada, promove a eloquência, assegura os favores dos poderosos e traz a vitória sobre os inimigos. Fala-se que dá coragem, fortalece o coração, baixa febre, ajuda no sistema digestivo e tem até mesmo a propriedade das águas refrescantes. Aguça a visão, auxilia na descoberta de tesouros e atrai heranças. Ligada a terra, ajuda na obtenção de equilíbrio físico e mental. Desperta a consciência e nos ajuda a uma maior aceitação de nós mesmos, levando a maior autoconfiança. 



Água marinha

Água marinha
A água-marinha é uma variedade do berilo. Sua cor varia do verde-azul a azul-claro. O Brasil é o maior produtor.
Significados e curiosidades - É a pedra dos videntes e dos místicos de alma pura, que sentem tudo, da clareza de visão mental e da onisciência. É boa para os olhos. Recomenda-se seu uso perto do coração para assim influenciar o plexo solar. Quem a possui torna-se jovem e corajoso, com um coração verdadeiro e quente, ama a família e os amigos, tem um casamento feliz. Auxilia contra dores nervosas, perturbações glandulares, problemas no pescoço, garganta e estômago, dores de dente, tosse. Protege os marinheiros. Harmoniza ambientes, desbloqueia a comunicação, reduz o stress, facilita a expressão, estabelece ligação com a natureza e alegria nos relacionamentos. Ótimo antisséptico.



Alexandrita

Alexandrita 
Alexandrita ou alexandrite é uma variedade do mineral crisoberilo e uma pedra preciosa muito apreciada e de grande valor. Muda sua cor de acordo com a luz: à luz natural é geralmente verde-oliva, mas à luz artificial assume cor vermelha. O crisoberilo algumas vezes pode conter minúsculas inclusões em forma de agulhas, paralelas, que refletem uma luz prateada e ondulante (efeito de acatassolamento). Quando lapidada em cabochão, a alexandrita é conhecida como Olho de Gato. 
Significados e curiosidades - O seu nome homenageia o Czar Alexandre II da Rússia. É uma das pedras mais caras, sendo encontrada nos Montes Urais na Rússia e no município de Antônio Dias em Minas Gerais. Diz-se que permite descobrir a mentira e o engano em pessoas próximas. Protege o sistema nervoso e alivia vários tipos de câncer. 



Amazonita

Amazonita
Amazonita (chamado às vezes de "pedra Amazonas") é uma variedade verde do feldspato microclina.
Significados e curiosidades - Exerce poderosa influência no jogo, facilitando a obtenção de sucesso. Ajuda a aperfeiçoar a expressão corporal. Amplia a capacidade de pensar e criar. Bom para quem está envolvido na atividade artística, viabiliza a descoberta de novos caminhos. Alivia e acalma o cérebro e o sistema nervoso. Fortalece o coração e o corpo físico. Auxilia no parto. 



Âmbar

Âmbar
O âmbar é uma resina fóssil muito usada para a manufatura de objetos ornamentais. Embora não seja um mineral, às vezes é considerado e usado como uma gema. Sabe-se que as árvores (principalmente os pinheiros), cuja resina se transformou em âmbar, viveram há milhões de anos em regiões de clima temperado. Nas zonas cujo clima era tropical, o âmbar foi formado por plantas leguminosas. Capturados dentro desta resina encontram-se, com freqüência, pequenos insetos, flores e sementes de oriente pré-histórico.
Significados e curiosidades - O âmbar detém o poder de afastar doenças do corpo. É benéfico colocar a pedra numa parte do corpo com desequilíbrio ou com dor. Ela absorverá a energia negativa e ajudará o corpo a restabelecer-se. Também é indicado para pessoas com tendências suicidas ou autodestrutivas. Melhora o humor, alivia o stress, melhora a capacidade de tomada de decisões, encoraja o comportamento excêntrico, fortalece a memória. Protege crianças. Recomenda-se que seja após o uso.



Ametista

Ametista

A ametista é uma variedade violeta ou púrpura do quartzo. Os seus cristais sempre crescem sobre uma base. Quando têm formato de pirâmides, a cor mais intensa, predominante, concentra-se nas pontas dos cristais. 


Existem algumas variedades de ametista que podem apresentar faixas brancas de quartzo leitoso.



Quando exposta ao calor (cerca de 500 °C), a ametista geralmente torna-se amarela. Muito do citrino comercializado é ametista assim tratada, ou seja, "ametista queimada". Veios de ametista expostos ao ar livre perdem facilmente a sua cor.


Significados e curiosidades - 
A ametista foi usada como pedra preciosa pelos antigos egípcios e era amplamente empregue na antiguidade por entalhadores. Contas de ametista foram encontradas em túmulos anglo-saxônicos na Inglaterra.


Na mitologia grega, Ametista seria o nome de uma ninfa que, para ser protegida do assédio de Dionísio (Baco, na versão romana) foi transformada pela deusa da castidade num cristal transparente. Baco, então, nada mais podia fazer, a não ser mergulhá-la no vinho - de onde teria vindo sua coloração arroxeada.


Acredita-se que a ametista pode ser usada como um amuleto para proteger da intoxicação. A ametista foi considerada também um amuleto para proteção de soldados.


No Oriente também é costume engastá-la na testa, acreditando-se que exerça influência positiva sobre o chakra Ajna, conhecido também por "terceiro olho".


Em 1928, no distrito de Brejinho das Ametistas, na cidade baiana de Caetité, foi encontrada uma pedra pesando mais de 90 kg, sendo esta localidade uma das principais produtoras do mineral no Brasil. Em Ametista do Sul, no Rio Grande do Sul, já foram encontrados geodos com mais de 2.500 kg.


Até ao século XVIII a ametista foi a principal pedra preciosa (sendo até aquele momento a Rainha das Pedras Preciosas), ao nível do diamante. Contudo a descoberta de abundantes jazidas no Brasil fez com que se tornasse uma pedra preciosa de médio valor.


A ametista é a pedra do nascimento, associada aos meses de janeiro e fevereiro, também associada aos signos de Peixes, Áries, Capricórnio, Aquário (especialmente as variedades roxa e violeta) e Sagitário. É um símbolo de entendimento celeste, do pensamento pioneiro e da ação na filosofia, religião e planos espirituais e materiais.


Ligada ao Dia dos Namorados. A tradição diz que a pedra ajuda aqueles que a usam para manter a fé, fomentar a paz e acalmar o espírito. É útil para a revelação profética da verdade. Diz-se que fortalece a sabedoria, a fé e a religiosidade e ajuda nas preces e nos sonhos.


Diz-se que é um amuleto contra bruxaria, veneno (ela indica a presença de veneno diminuindo-se sua luz) e pensamentos ruins. Ajuda no sentido da castidade e é um poder contra todas as formas de super indulgência e uma força para a mente.


É usada como um amuleto para favorecer príncipes, dirigentes, clérigos, pessoas ricas, influentes e poderosas, pessoas com habilidades proféticas, poetas, viajantes, publicitários e outros.


Amarrada ao pulso esquerdo, a ametista, dizem, permite ao usuário ver o futuro nos sonhos. Ela repele os pensamentos e ações malignos, dá um senso apurado para os negócios e previne contra a saúde ruim. A ametista atrai o amor e a boa sorte e, de acordo com antiga crença, ajuda a prevenir a embriaguez.


Quando gravada com os nomes do sol e da lua, diz-se que protege contra a feitiçaria.


Um cavalo alado cortado numa ametista é um talismã de proteção para o cavalo e seus cavaleiros.



Controla o temperamento, reforça a produção de hormônios e fortalece os órgãos responsáveis pela limpeza do sangue e dos sistemas circulatório e imunológico. Acalma o sistema nervoso. Bom para insônia ou sono tumultuado e para meditação. Auxilia no alívio do stress, fobias e depressão. Indicada para dor de cabeça e dor de dente: mergulhe uma ametista em água quente, retire-a, seque-a cuidadosamente e aplique sobre o local da dor.




Apatita

Apatita
A apatita é um mineral do grupo dos fosfatos, com as variantes hidroxiapatita, fluorapatita e clorapatita. O cristal de apatita tem dureza semelhante à do vidro e está presente em rochas ígneas (ex.: granitos), em lava, em rochas metamórficas (ex.: calcário cristalino) etc.
Significados e curiosidades - Alivia o stress, facilita a expressão, dissolve a tensão nervosa.



Cianita

Cianita
A cianita ou cianite é um silicato tipicamente azul, mas que pode ser também incolor, verde ou castanho. Usa-se principalmente em produtos refratários e cerâmicos, incluindo porcelana, na fabricação de utensílios de eletricidade. A cianite também pode ser usada como pedra preciosa, devido a sua cor. É importante também para os colecionadores de minerais, por sua beleza e raridade. 
Significados e curiosidades - Trabalha clareza mental (ótima para usar na mesa de trabalho por exemplo), trabalha a comunicação entre as pessoas. Ajuda a soltar a nossa própria expressão.



Citrino
Citrino

Citrino ou quartzo citrino é uma variedade de quartzo de cor amarela, laranja, excepcionalmente vermelha. Basicamente, é um quartzo com impurezas férricas. O quartzo citrino é uma pedra preciosa muito usada em joalheria. O Brasil e a Escócia são os maiores produtores.
Significados e curiosidades - Liga-se com o sol. Promove a criatividade, dissipa as emoções e energias negativas, clarifica os pensamentos, estimula a consciência cósmica. Atribuída a prosperidade nos negócios. Reforça a autoconfiança.



Coral

Coral vermelho
O coral gemológico é usado como adorno pessoal desde 1.200 aC, pelo menos. O mais apreciado é o vermelho, da espécie Corallium rubrum. Os corais negros são menos valiosos, mas também aproveitáveis com fins gemológicos. Na Itália está o maior centro de lapidação de coral do mundo, em Torre del Grecco, perto de Nápoles. Como toda gema orgânica, o coral é pouco resistente e requer cuidados especiais. Jóias feitas com ele devem ser mantidas longe do calor intenso bem como do contato com ácidos em geral. Devem ser lavadas com detergente neutro a levemente alcalino e caso um coral perca a cor, deve-se mergulhá-lo em água oxigenada, pois ela pode ser assim readquirida.
Significados e curiosidades - Utilizado no pescoço, cura a anemia e a debilidade corporal. Alivia depressão, viabiliza a recuperação do equilíbrio emocional e mental, melhora a expressividade, fortalece a clareza mental, elimina pesadelos. Proteje contra o mau olhado e ajuda em casos de infertilidade e pertubações produzidas por feitiçaria.



Cornalina

Cornalina
É uma variedade vermelha ou avermelhada-marrom de calcedônia. A palavra é derivada do Latim, em referência à cor de carne, exibida às vezes. Ao ser colocada ao sol durante longos períodos de tempo a sua cor fica acentuada.
Significados e curiosidades - Ajuda a pessoa a sentir-se mais segura e confortável no meio. Ajuda a partilhar experiências passadas, influencia órgãos de reprodução. Excelente para a parte inferior das costas, infertilidade ou impotência. Purifica fígado e o sangue. Incentiva a curiosidade, afasta o mal e a inveja. Conexão com a energia da Terra, abre caminho para o novo, aumenta a motivação, estimula pensamentos.



Crisocola

Crisocola
É um mineral de origem secundária e forma-se em zonas de oxidação de depósitos minerais ricos em cobre. Os minerais que ocorrem associados à crisocola incluem, entre outros, quartzo, azurita, malaquita, cuprita. Pode também existir limonita associada. A cor da crisocola é o azul-esverdeado.
Significados e curiosidades - É a pedra dos terapeutas holísticos. Alivia os medos, é indicado para parturientes, atenua a tristezas e raivas, equilibra emoções.



Crisoprásio

Crisoprásio
Crisoprásio ou crisópraso é a variedade mais valiosa do quartzo cripto/microcristalino (calcedônia), quase inteiramente composto quimicamente de dióxido de silício. 
Significados e curiosidades - Ligado a introspecção. Abre possibilidades para novas situações. Bom para problemas mentais, acalma, torna as pessoas menos egoístas.



Cristal

Todo cristal é um arranjo ordenado e tridimensional: trata-se de um sólido em que seus átomos, moléculas ou íons estão organizados num padrão tridimensional bem definido, que se repete no espaço, formando uma estrutura com uma geometria específica. Dentro de um sólido, os átomos ou as moléculas estão relativamente próximos ou "rígidos". 
Significados e curiosidades - Cristais como o sal e o quartzo, por exemplo, foram interpretados como arranjos regulares de átomos no século XX. Os cristais, desde as culturas antigas do mundo, são usados para curar e equilibrar o ser humano. Na cultura antiga da Índia, Grécia e Egito, os cristais eram usados para energizar remédios e auxiliar na medicina, trazendo a cura para muitas pessoas. Os cristais são poderosas ferramentas que trazem o equilíbrio natural para as partes: físicas, psicológicas e espirituais. Eles representam o poder da natureza superior. São excelentes para manter a paz e a harmonia em qualquer ambiente. Os cristais podem ser usados em conjunto com outras terapias, tendo uma afinidade especial com a terapia de cores. Cada cristal tem uma função específica, de acordo com seu tamanho e coloração. Os cristais grandes, como a Drusa, por ser um quartzo de várias pontas é excelente para as limpezas dos ambientes. Os cristais mais comuns são os quartzo (transparentes).



Diamante

Diamante
O diamante é carbono puro. Possui alto valor como gema preciosa. O diamante é o mais duro material de ocorrência natural que se conhece. Isto significa que não pode ser riscado por nenhum outro mineral ou substância, exceto pelo próprio diamante, funcionando como um importante material abrasivo (o pó de diamante é usado, por exemplo, para polir aços e outras ligas). Diamantes azulados ou rosados são raros e, por isso, muito valiosos. Já os amarelados são mais comuns. Uma marca do diamante autêntico é a sua leveza.
Significados e curiosidades - Dissolve o stress, protege contra a inveja, abranda a insegurança, melhora a clareza, aumenta a auto-estima.



Esmeralda

Esmeralda
Esmeralda é uma variedade do mineral berilo, sendo a mais nobre delas. Outras variedades de berilo são a água-marinha, a morganita, o heliodoro, a goshenita e a bixbyíta. É altamente apreciada como gema e o preço por quilate a coloca entre as pedras mais valiosas do mundo. É transparente a opaca, mas apenas as variedades mais preciosas são transparentes. A esmeralda é extremamente sensível a pancadas fortes, riscos e mudanças de temperatura repentinas. 
Significados e curiosidades - Restaura o equilíbrio emocional, ajuda o trabalho próximo a pessoas, facilita a expressão. Ajuda a apagar mágoas e ressentimentos. Regula pressão arterial (principalmente hipertensão). Ajuda no equilíbrio físico, emocional e mental. Aumenta a capacidade psíquica, reforça e imunidade, traz renascimento. 



Fluorita

Fluorita
A fluorita é um mineral cujo nome provém do latim fluere, devido a sua fácil fusão. É composta basicamente de fluoreto de cálcio, usualmente encontrada em cristais cúbicos, transparentes a translúcidos, de cor muito variável. Apresenta brilho vítreo. A fluorita dá o nome ao fenômeno de fluorescência, uma vez que muitas amostras fluorescem fortemente sob luz ultravioleta. Exibe ainda termoluminescência. 
Significados e curiosidades - Diminui o stress, beneficia os dentes e ossos, aumenta apetite sexual e os poderes intuitivos. Aumenta a capacidade de concentração e o QI, a capacidade artística e a expressão.



Granada

Granada
A granada é o nome geral dos membros de um grupo de minerais com formação cristalina. As diversas variedades de granada podem incorporar diversos elementos químicos na sua estrutura, principalmente cálcio, magnésio, alumínio, ferro2+, ferro3+, cromo, manganês e titânio. As granadas podem apresentar as seguintes cores: vermelho, amarelo, marrom, preto, verde, ou incolor. Os membros do grupo da granada subdividem-se através da sua variabilidade química: piropo, grossularite, almandite, espessartite, uvarovite, andradite.
Significados e curiosidades - Alimenta imaginação, protege contra pesadelos, melhora a auto-estima. Boa para anemia (melhora a capacidade do sangue). Ótima para falta de energia sexual, cansaço, desâmino, depressão, adinamia. Melhora todos os processos de má distribuição de cálcio no organismo como ostoporose, bico-de-papagaio, dentição, flacidez muscular, inclusive acelera a consolidação de fraturas ósseas. Boa para intestino preso, retenção de urina pela bexiga, intoxicações alimentares ou por veneno. A granada, assim como todos os cristais de coloração vermelha intensa, não devem ser usados em tratamentos prolongados, e sim, em momentos agudos no início do tratamento, como uma terapêutica de "choque", pois a cor vermelha intensa é muito forte e rápida. Favorece paciência, amor e compaixão, coragem. Limpa pensamentos impuros.



Hematita

Hematita
Hematita é um mineral que pode ser usado como gema (variedade especularita) e quando recebe lapidação facetada é frequentemente chamada de diamante-negro. É um mineral muito comum, preto a cinza, marrom a marrom avermelhado ou vermelho. As variedades são: "bloodstone", ferro rosa, minério do Kidney, martita (pseudomorfose por oxidação da Magnetita), minério da pintura, especularita (hematita com brilho especular), hematita irisada e titano-hematita. É idiocromática, de brilho metálico. É o principal minério de ferro, sendo usado também como pigmento e como material para polimento.
Significados e curiosidades - Aumenta a auto-estima. Eficaz na regeneração dos tecidos e usada na proteção astral. Purifica o sangue.



Jade

Jade é uma pedra ornamental muito dura e compacta, variando na cor, de esbranquiçada a verde-escura. Designa a associação de dois minerais, a forma em nefrita da actinolite e um mineral chamado jadeíta. Tem uma resistência maior do que o aço, e é valiosa por sua beleza. Suas muitas cores são apreciadas, mais ainda a cor verde-esmeralda, produzida pela jadeíta.
Significados e curiosidades - Traz paz e calma, intensifica a capacidade de se expressar. Abre caminho para vidas passadas.



Jaspe

Jaspe
Jaspe é um mineral opaco, uma variação impura do quartzo de coloração vermelha, amarela ou variada. É usada para a ornamentação ou como gema. Quando as cores estão em listras ou faixas, é chamado jaspe listrado ou unido.
Significados e curiosidades - Promove a coragem, o equilíbrio e a clareza mentais, aumenta a disciplina mental, ajuda a auto-realização. Libera medos e repressão. Grande poder de cura.











Kunzita

Kunzita
A kunzita é uma importante variedade de espodumênio de cor rosa, utilizada como gema, assim como a hiddenita, outra variedade gemológica. Espodumênio é o nome de um mineral cuja  principal fonte é do metal lítio. É ocasionalmente encontrado como cristais enormes em diques pegmatíticos. Trata-se de um silicato de lítio e alumínio.
Significados e curiosidades - A kunzita é indicada para distúrbios psiquiátricos, sistema circulatório, pulmões, olhos, rins, região lombar. Tira a tensão do corpo. Afasta o passado e elimina ansiedades pelo futuro. Permite um melhor contato com a Essência. Ensina a dar amor sem exigências e expectativas (respeito). Neutraliza pensamentos negativos (mentes perturbadas). Ideal para pessoas com dificuldades de adaptação na vida





Lápis-lazúli

Lápis-lazúli
Lápis-lazúli, conhecido também como lápis azul, é uma rocha metamórfica de cor azul utilizada como gema ou como rocha ornamental desde antes de 7000 aC. A sua cor, azul-escura e opaca, fez com que esta gema fosse altamente apreciada pelos faraós egípcios, como pode ser visto por seu uso proeminente em muitos dos tesouros recuperados dos túmulos faraônicos. É ainda extremamente popular hoje. Trata-se de uma rocha, e não de um mineral, já que é composto por vários minerais. O lápis-lazúli ocorre geralmente em mármores cristalinos. A sua melhor cor é o azul intenso, com pequenos grãos de pirita dourada. Pode ser usado em jóias, caixas, mosaicos, ornamentos, canetas e vasos. Na arquitetura, foi usado nas paredes e colunas dos palácios e das igrejas.
Significados e curiosidades - Os romanos acreditavam que os lápis eram um poderoso afrodisíaco. Na Idade Média, acreditou-se que mantinha o corpo saudável e a alma livre do erro e do medo. Acreditou-se também que o lápis tinha propriedades medicinais. Desde março de 2006 é a pedra oficial do anel de formatura dos psicólogos. Melhora a expressão, alivia o stress elimina as depressões espirituais. Para clarividência, intuição. Relaciona-se com a mente, paz, espiritualidade, iluminação, amplia o poder pessoal.



Madeira petrificada

Madeira petrificada
Madeira petrificada, madeira silicificada ou xilopala é, como o nome indica, madeira petrificada por calcedônia. Esta variedade de quartzo é, na realidade, madeira fossilizada. Em alguns casos pode conter vestígios de opala, tal como diz o nome xilopala. 
Significados e curiosidades - Indicada para males da pele, tecidos musculares e sistema circulatório, arteriosclerose, artrite, reumatismo, senilidade. Ajuda no combate a coágulo sanguíneo. Indicado para se trabalhar regressão a vidas passadas, tem conexão com a terra e desperta a consciência ecológica.



Magnetita

Magnetita
A magnetita é a pedra-imã mais magnética de todos os minerais da Terra, e a existência desta propriedade foi utilizada para a fabricação de bússolas.O nome vem da região da Grécia chamada Magnésia, onde a pedra era encontrada antigamente, e magnésia quer dizer "lugar das pedras mágicas", pois estas pedras "magicamente" atraiam-se. É encontrada, algumas vezes, em grande quantidade, nas areias de praia conhecidas como areia mineral, areia ferrosa ou areia preta. 
Significados e curiosidades - Alivia a insonia, beneficia o sistema circulatório, serve para energizar ou desenergizar, para contusões esportivas e asma. Reconcilia amantes e cônjuges estremecidos.



Malaquita
Malaquita
Foi usada como um pigmento mineral em pinturas verdes da antiguidade até aproximadamente 1800. O pigmento é moderadamente resistente à luz, muito sensível a ácidos e variável na cor. A pedra natural tem sido substituída por forma sintética. Foi principalmente utilizada no Antigo Egito.
Significados e curiosidades - É a pedra de cura. Para proteção, para as crianças dormirem em paz. Ajuda a combater o stress, melhora a expressão. Útil para o relaxamento, desordens neurológicas, regeneração dos tecidos. Deve ser usada com cautela, pois pode ampliar qualidades negativas; traz à tona energias emocionais reprimidas. 


Obsidiana
Obsidiana
Obsidiana é um tipo de vidro vulcânico, formado quando o magma se solidifica rapidamente, por exemplo, sob o contato com a água. A obsidiana não é um mineral por não ser cristalino. Além disso, é muito similar na composição ao granito e ao riólito. É classificada, às vezes, como um mineralóide. As cores da obsidiana variam, dependendo da presença das impurezas. Pode conter bolhas de ar, restantes do fluxo da lava, antes de ser refrigerada. Estas bolhas podem produzir efeitos interessantes, como um reflexo dourado ou do arco-íris. Os exemplares pequenos de obsidiana que naturalmente foram arredondados e alisados pelo vento e pela água são chamados de "lágrimas de apache". Obsidiana é usada geralmente para finalidades ornamentais, pelo seu brilho e porque possui a propriedade peculiar de apresentar uma aparência diferente de acordo com a maneira como é cortada. A obsidiana foi usada em determinadas culturas da Idade da Pedra porque pode ser fraturada para produzir lâminas afiadas ou cabeças de seta. As lâminas de obsidiana podem ter uma borda de corte tão fina como os bisturis de aço cirúrgico de qualidade muito elevada.
Significados e curiosidades - Afasta o negativismo e a sensibilidade em excesso. Pedra da revelação. Geralmente deve ser guardada envolvida em um pano escuro ou em um lugar fechado (quando usada para revelação). Ajuda a esquecer amores antigos, aguça as visões, ajuda a liberar raiva, ensina o desapego. Deve-se conhecer bem a pedra antes de usá-la.



Olho de tigre

Olho de tigre
Olho de tigre é uma gema que exibe acatassolamento (fenômeno óptico produzido pela reflexão da luz em certos minerais lapidados em cabochão. A luz é refletida concentrando-se na forma de estrelas de 4, 6 ou 12 pontas), apresentando normalmente cor amarela a vermelho-marrom, com um lustre sedoso. É membro do grupo do quartzo, suas propriedades físicas e visuais são idênticas ou muito próximas às propriedades de um cristal simples de quartzo. As gemas são geralmente lapidadas em cabochão (tipo de lapidação lisa, polida, podendo a gema apresentar diferentes formatos), para melhor exibirem o efeito de acatassolamento. Pedras de cor vermelha são obtidas por tratamento térmico. Pedras cor-de-mel são usadas para imitar a muito mais valiosa variedade de crisoberilo, o olho-de-gato); porém, o efeito final não é convincente.
Significados e curiosidades - Elimina emoções indesejadas, equilibra necessidades materiais e físicas. Usada na defesa contra más vibrações. É uma pedra de proteção e desenvolve intuição.



Ônix

Ônix
É um tipo de calcedônia, uma variedade de quartzo. Tem cores distribuídas em faixas retas e paralelas e a preta é a mais apreciada. Ônix é uma gema relativamente barata. E é um dos símbolos da Medicina Veterinária.
Significados e curiosidades - O Ônix era uma das mais importantes pedras de adorno e de uso terapêutico na Antiguidade. Vários povos o tinham como amuleto forte e poderoso. Os romanos consideravam-no pedra de proteção. Os gregos acreditavam em poderes que a pedra tinha sobre o parceiro amoroso. O nome deriva do grego onyx (unha), porque se pensava serem as unhas de Vênus, cortadas por Cupido, que caíam sobre a Terra. O ônix está entre os amuletos mais utilizados pelos indianos contra magia negra e bruxaria.  Usada para proteção, autodefesa contra negatividade consciente dirigida e ataques psíquicos. Refere-se à Terra, ao físico, à sobrevivência e a realização do ego pessoal. Pedra do poder. Age como imã, atraindo energias positivas ao corpo. Estimula a concentração e ajuda a manter o foco em assuntos que necessitam de um desfecho. É a pedra que ajuda a resolver problemas econômicos, podendo ser utilizada em ambientes comerciais. Controla emoções e paixões. combate a depressão, suaviza o medo, alivia a apatia e o stress.



Opala

Opala
Opala é um mineralóide. Essa é a designação dada a materiais de origem geológica que apresentem características semelhantes às dos minerais mas que não são cristalinos ou, quando o são, não têm uma composição química suficientemente uniforme para poderem ser considerados com um mineral específico. A opala pode ser branca, incolor, azul-leitosa, cinza, vermelha, amarela, verde, marrom e preta. Frequentemente, muitas dessas cores podem ser vistas simultaneamente. A opala é um gel que é depositado em temperatura relativamente baixa em fissuras de quase todo tipo de rocha, geralmente sendo encontrado nas formações ferro-manganesíferas, arenito e basalto. Pode se formar também em outros tipos de materiais, como nós de bambus.
Significados e curiosidades - Aumenta a criatividade, o amor e a alegria. Combate o desequilíbrio emocional.



Pedra da lua

Pedra da lua
É um dos minerais das espécies de feldspato alcalino com reflexos prateados. Também denominado Ortoclase ou ortoclásio ou ortósio ou adulária, é comum nos granitos e rochas relacionados. Pode ser branco, cinzento, amarelo ou vermelho e, raramente, verde.
Significados e curiosidades - Absorve energia da lua, acalma a mente e está relacionada com as emoções humanas. Ajuda a deixar fluir qualquer tipo de emoção. Combate o desequilibrio mental, melhora a intuição e a receptividade. Utilizada contra stress e depressões. Protege contra tendências auto destrutivas. Ajuda aos homens a atrair o elemento feminino, assim como outorga um imenso poder de sedução. Desperta o lado feminino, sensibilidade, conecta-se com o subconsciente, acalma as emoções, traz paz de espírito. Equilibra as emoções, trazendo paz de espírito e amor.



Peridoto

Peridoto
Membro do grupo das olivinas, é um dos minerais mais comuns na Terra, tendo também sido encontrado em rochas lunares, em meteoristos e em rochas de Marte. A olivina apresenta-se geralmente com cor verde-oliva (daí o seu nome) ou amarelo-claro, apesar de poder apresentar uma cor avermelhada devido à oxidação do ferro. A olivina transparente é por vezes usada como gema em joalheria, sendo geralmente designada como peridoto. Também, por vezes, chamada crisólito. 
Significados e curiosidades - Melhora a autoconfiança e aumenta a energia afirmativa, estimula a regeneração dos tecidos, beneficia o estômago. Indicado para congestões pulmonares, febre, úlcera, colite e constipação.



Pérola

Pérola
Uma pérola, também designada margarita, é um material orgânico duro e geralmente esférico produzido por alguns moluscos, as ostras, em reação a corpos estranhos que invadem o seu organismo, como vermes ou grãos de areia. É valorizada como gema e trabalhada em joalheria. As pérolas também podem ser obtidas de forma artificial, através de cultivo. Para isso, insere-se no interior da ostra, entre o manto e a concha, um objeto minúsculo, causando uma pequena inflamação. Ao se envolver esse objeto com sucessivas camadas de madrepérola forma-se a pérola. As pérolas de melhor qualidade encontram-se no Golfo Pérsico (pérola do oriente). As pérolas cultivadas são produzidas em larga escala no Japão. As pérolas têm que ser armazenadas separadamente das outras peças, envolvidas em tecido. Devem ser limpas com pano úmido. Deve-se evitar contato com produtos químicos, como produtos para os cabelos, cosméticos e perfumes, pois tiram o brilho das pérolas.
Significados e curiosidades - A pérola sempre foi muito apreciada e valorizada ao longo da história da humanidade. Traz paz, reduz a sensibilidade excessiva. As pérolas, por serem orgânicas, ativam a produção de anticorpos aumentando a vitalidade. No Japão, são usadas diariamente com propósitos medicinais (para retardar o envelhecimento).



Pirita

Pirita
Tem uma risca negro-esverdeada e, devido ao seu brilho metálico e à cor amarelo-dourada, recebeu também o apelido de ouro-dos-tolos. Contudo, pequenas quantidades de ouro podem, às vezes, ser encontradas disseminadas nas piritas. De fato, dependendo da quantidade de ouro, a pirita aurífera pode mesmo ser uma fonte valiosa deste metal precioso. Sendo encontrado em qualquer parte do mundo, a pirita é o sulfeto mineral mais comum. Encontra-se geralmente associado com outros sulfetos ou óxidos em veios de quartzo, rocha sedimentar ou rocha metamórfica, em leitos de carvão e também como mineral de substituição nos fósseis.
Pirita é confundida frequentemente com o mineral marcassita, um nome derivado da palavra árabe para pirita, por terem a mesma composição química e propriedades físicas similares.
Marcassita
A marcassita é um polimorfo da pirite, o que significa que, embora ambas tenham a mesma fórmula química, possuem estruturas cristalinas diferentes.
Significados e curiosidades - Útil no tratamento de problema respiratório, aplicada na garganta.  Ajuda no tratamento de bronquites e alergias. Protege a pele dos elementos e protege também o aparelho digestivo, melhora a capacidade mental, reduz ansiedade e frustração, atrai dinheiro e riqueza, assim como facilita a realização de bons negócios. Pedra da prosperidade e do sucesso.




Quartzo
Colar de quartzo azul
O quartzo é o segundo mais abundante mineral da Terra, seguindo-se aos feldspatos. O seu hábito cristalino é um prisma de seis lados que termina em pirâmides de seis lados, embora frequentemente distorcidas e ainda colunar, em agrupamentos paralelos, em formas maciças (compacta, fibrosa, granular, criptocristalina). Apresenta as mais diversas cores (alocromático), conforme as variedades. Cristais bem desenvolvidos podem atingir vários metros de extensão e pesar centenas de quilogramas.
Aplicações e utilizações - areia para moldes de fundição, fabricação de vidro, esmalte, saponáceos, dentifrícois, abrasivos, lixas, fibras óticas, refratários, cerâmica, produtos eletrônicos, relógios, indústria de ornamentos, fabricação de instrumentos ópticos, de vasilhas químicas etc. É muito utilizado também na construção civil como agregado fino e na confecção de bijuterias, em objetos ornamentais e enfeites, na confecção de cinzeiros, colares, pulseiras, pequenas esculturas etc. 
Quartzo branco
Variedade dos quartzos - sendo um dos minerais mais comuns do mundo, existe um número impressionante de designações diferentes. A distinção mais importante entre tipos de quartzo é entre as variedades macrocristalinas (com cristais individuais visíveis a olho nú) e microcristalinas também chamadas criptocristalinas (neste caso trata-se de agregados de cristais apenas visíveis sob grande ampliação). Calcedônia é um termo genérico para quartzo criptocristalino. 

As variedades criptocristalinas são opacas ou translúcidas, enquanto que as variedades transparentes são geralmente macrocristalinas. Nem todas as variedades ocorrem na natureza. O Prásio, um material com cor verde-oliva, é produzido por tratamento térmico. Apesar de o citrino ocorrer naturalmente, a maior parte é produzido por aquecimento de ametista. A carneliana é largamente tratada por calor para se obter uma coloração mais profunda.

Quartzo rosa
Ainda que muitos dos nomes dados às diversas variedades ao longo dos tempos sejam derivados da cor do mineral, os esquemas científicos de nomenclatura referem-se sobretudo à microestrutura do mineral. A cor é um identificador secundário para os minerais criptocristalinos, sendo, no entanto, um identificador primário para as variedade macrocristalinas. Contudo, isto nem sempre é verdadeiro. Variedades cristalinas: cristal de rocha ou quartzo hialino, ametista, citrino, quartzo fumado, quartzo morion, quartzo rosa, quartzo leitoso, quartzo azul, quartzo olho-de-falcão, quartzo olho-de-tigre, quartzo olho-de-gato, quartzo sagenítico, aventurina. Variedades criptocristalinas fibrosas (calcedônias): calcedônia, ágata, carneliana ou cornalina, sárdio, crisoprásio ou crisoprase, heliotropo, ônix, ágata muscínea, madeira petrificada, plasma.
Quartzo fumê
Variedades criptocristalinas granulares: sílex, jaspe, prásio. Minerais do grupo do quartzo: estes minerais têm a mesma composição química do quartzo, mas apresentam estruturas cristalinas diferentes. Por esta razão estes minerais, incluindo o quartzo, denominam-se polimorfos de sílica. O tipo de estrutura cristalina formada depende da temperatura e pressão existentes no momento da cristalização: cristobalita, tridimita, stishovita, coesita, betacristobalita, betaquartzo, betatridimita.
Significados e curiosidades - 
O quartzo azul auxilia o desenvolvimento da paciência, tolerância e compaixão. É calmante, anti-inflamatório e regula os hormônios. Útil contra o desconforto no período menstrual. Favorece as relações e a expressão, estimulando o comportamento casual e espontâneo. Aumenta o conhecimento sobre a espiritualidade. Ajuda no desenvolvimento da tolerância e celebra a paz e a tranqüilidade.
Quartzo verde
O quartzo branco possui poder ilimitado. Possibilita o desenvolvimento da conscientização em mentes ainda adormecidas. Promove a cura, funciona como energizador.
O quartzo fumê aumenta a criatividade e a alegria, equilibra as emoções. É indicado para pessoas com tendência suicida, pessoas deprimidas, fatigadas, com medos do cotidiano, possuidoras de grandes ideias, mas incapazes de concretizá-las. Aumenta a esperança, trabalha a aceitação, o desapego.
O poder suave e calmante do quartzo rosa serve para curar mágoas acumuladas pelo coração. Ela dissolve a carga acumulada que reprime a capacidade de dar e receber amor. Emana uma energia que substitui as tristezas, temores e ressentimentos e revolve os problemas emocionais. É a pedra do amor incondicional. Equilibra emoções, atrai o perdão, o amor próprio, auxilia nos traumas de infância. Elimina sentimentos negativos como culpa, raiva e ciúmes. Aumenta a confiança, a expressão pessoal, a criatividade e o bem-estar. Alivia angústia, sensações de solidão, melancolia, vazio no peito, insatisfação afetiva, saudade.
O quartzo verde fortalece a saúde em geral, tonifica e estimula a circulação sangüínea e restabelece a energia do corpo. Dá sorte no amor e no jogo. Usado para cura física (principalmente do coração). Traz prosperidade. Equilibra o físico e emocional. Pedra da saúde.




Rodocrosita

Rodocrosita
A rodocrosita é um mineral constituído por carbonato de manganês, descoberta em Cavnic, na Romênia, e 1813. O seu nome deriva da palavra grega para cor-de-rosa. Tem uma cor rosa-vermelha, traço branco. Muitas vezes é confundida com a rodonita.
Significados e curiosidades - Alimenta o amor-próprio e a aceitação, fortalece a auto-identidade. Possui as mesmas funções do quartzo-rosa acrescidas da de clarear a mente para descobrir e poder enxergar caminhos. Indicada para ajuda nas doenças dos olhos e da visão (catarata, miopia, vista cansada). Alivia e acalma o coração. Tem forte influência no processo criativo e da mente intuitiva e ajuda na depressão. Cria sentimento de paz e calor humano. 



Rodonita

Rodonita
A rodonita, também chamada de manganolita, é um silicato de manganês com cálcio, de cor avermelhada ou rósea, traço branco, semitransparente a semitranslúcida, com brilho vítreo e duas clivagens perfeitas. Pode ter inclusões pretas de óxido de manganês na forma de manchas ou veios. E muito semelhante a alguns corais. Na Suécia, ocorrem pequenos cristais que são, às vezes, lapidados. Quando exposta à luz do sol, a rodonita adquire tonalidades acastanhadas ou mesmo pretas. É muitas vezes confundida com a rodocrosita e, quando não existe nenhuma diferença entre ambas, por vezes é necessário recorrer a testes de raios X para descobrir de que mineral se trata. A rodonita é considerada um clássico entre os colecionadores. Não confundir com rodolita, um tipo de granada.
Significados e curiosidades - Ajuda em traumas, contusões, no sistema de audição. Beneficia o crescimento dos ossos. Eleva a confiança.



Rubi

Rubi
Rubi é uma pedra preciosa vermelha, uma variedade do mineral corindon (óxido de alumínio) cuja cor é causada principalmente pela presença de crômio. Os rubis naturais são excepcionalmente raros; Há os rubis produzidos artificialmente, que são comparativamente baratos. O rubi tem dureza 9 na Escala de Mohs, e entre as gemas naturais somente é ultrapassado pelo diamante em termos de dureza. As variedades de corindon não vermelhas são conhecidas como safiras. As gemas de rubi são valorizadas de acordo com várias características incluindo tamanho, cor, claridade e corte. Todos os rubis naturais contêm imperfeições. Quanto menor o número e menos óbvias as imperfeições, mais caro é o rubi. 
Significados e curiosidades - Reforça a confiança, aumenta a flexibilidade, a vitalidade e o poder de liderança. Auxilio na concentração e dá força mental. Fortalece o coração. Trabalha com o sangue e a circulação. 



Safira

Safira azul
Safira é uma variedade da forma monocristalina de óxido de alumínio, um mineral chamado corindon. Pode ser encontrada na natureza sob a forma de gemas ou produzida de forma sintética para uma infinidade de aplicações. Safira é uma joia muito bonita e pode ser de qualquer variedade de corindon desde que não vermelha, pois esta é o rubi. Pode ser incolor (safira branca ou leucossafira), azul (devido, em parte, ao ferro), púrpura, dourada ou rósea, entre outras. As cores devem-se à presença de cobalto, cromo, titânio ou ferro. Quando a cor não é especificada, o termo safira refere-se à variedade azul. As safiras cor-de-rosa, amarelas, verdes, brancas e multi-coloridas são frequentemente menos valorizadas do que a variedade azul de mesma qualidade e tamanho. No entanto, a safira cor-de-rosa/alaranjada, designada por padparacha ou padparadja, é altamente valiosa. Há também safiras que mudam de cor, apresentando uma cor azul sob a luz do sol e uma cor púrpura sob a luz artificial. Esta variedade de cores deve-se às impurezas na safira. A safira pura é transparente. Traços de ferro e titânio dão a coloração azulada. Como o rubi, a safira tem o rutilo como inclusão frequente (cristais longos, aciculares), além de zircão (com halos pleocróicos, aparecendo como um ponto luminoso), espinélio (em cristais octaédricos), mica, hematita, granada e outros minerais. Costuma ocorrer em mármores, basaltos ricos em alumínio, pegmatitos e em lamprófiros. A safira situa-se entre as gemas mais valiosas, embora já tenha havido época em que era usada apenas em mecanismos de relógio. A variedade azul-escura com tons de violeta é a mais valiosa de todas.
Significados e curiosidades - O Anel do Administrador tem como pedra a safira de cor azul-escura, pois é a cor que identifica as atividades criadoras, por meio das quais os homens demonstram sua capacidade de construir para o aumento de suas riquezas, tendo em vista suas preocupações de não serem especulativas. Usada contra as influências negativas. Alivia as dores de reumatismo, ciática, nevrálgicas, epilepsia e histeria. Estimula a oração e a meditação profunda. 



Sodalita

Sodalita
A sodalita é um mineral raro de coloração geralmente azul ou violeta-azulada, amplamente usado como gema e em objetos ornamentais. Pode ser também cinza, amarela, verde ou rosa e é frequentemente manchada de branco, o que diminui seu valor. É lapidada em cabuchão ou em forma de contas. Translúcida, muito raramente transparente. Quando azul, assemelha-se ao lápis-lazúli, dele diferindo-se pela densidade e pela presença de pirita, rara na sodalita. Seu azul é diferente, sendo do tipo azul royal e não ultramarino, como o lápis-lazúli e a lazurita.
Significados e curiosidades - Fortalece a comunicação e expressão criativa. Ajuda as pessoas a serem mais objetivas e menos críticas sobre os modos de lidar com a existência. Ajuda na avaliação das metas depois que elas forem atingidas. Estimula a coragem e a persistência. Promove a harmonia e estimula a coragem. Diminui o apetite e acelera o metabolismo (ajuda a emagrecer). Indicada para mudança de atitudes, equilibra o metabolismo, compreensão intelectual, equilíbrio yin e yang, desperta a terceira visão. Proporciona equilíbrio emocional.



Topázio

Topázio
Mineral classificado, na joalheria, como pedra semipreciosa. O topázio tem brilho vítreo. Quando puro é transparente, mas em geral é matizado por impurezas. O topázio típico apresenta-se na cor de vinho ou amarelo-claro. Pode também ser branco, cinza, verde, azul, amarelo-avermelhado e transparente ou translúcido. Quando aquecido, o topázio amarelo torna-se frequentemente rosa-avermelhado.
Significados e curiosidades - Promove a paixão e alivia o medo. Dá força e inteligência, magnetiza o ser, estimula a clareza mental. Seu brilho diáfano favorece a alegria de viver e de enfrentar a vida com otimismo e fé no futuro. Deve-se carregá-la no bolso e tocá-la em eventual momento de dúvida e incerteza, para ajudar na tomada correta de decisões. Aumenta a criatividade, relaxa, equilibra as emoções.



Turmalina

Turmalina verde - verdelita
A palavra turmalina é uma corruptela da palavra turamali do cingalês para pedra que atrai a cinza (uma referência às suas propriedades piroelétricas). O mineral é transparente a opaco com lustre vítreo, por vezes resinoso em espécimes escuros. A turmalina é distinguida pelos seus prismas de três faces; nenhum outro mineral comum apresenta três faces. A turmalina apresenta uma grande variedade de cores. Geralmente as ricas em ferro vão desde o preto ou preto-azulado ao castanho escuro; aquelas ricas em magnésio são castanhas a amarelas e as turmalinas ricas em lítio apresentam-se praticamente em todas as cores do arco-íris, azul, verde, vermelho, amarelo, cor-de-rosa etc. Muito raramente são incolores. A turmalina é usada em joalheria, em manômetros e em alguns tipos de microfones. Nas jóias, a indicolita (azul) é das mais caras seguida pela verdelita (verde) e pela rubelita (cor-de-rosa ou vermelha). Ironicamente, a variedade mais rara, a acroíta (incolor), não é apreciada sendo a menos cara das turmalinas transparentes. Em 1989, foi descoberta em São José da Batalha, Paraiba (Brasil) a turmalina Paraíba, com uma cor verde ou verde-azulada bem diferente das conhecidas, e que é hoje a variedade mais cara de todas. Posteriormente, a turmalina Paraíba foi encontrada também no Estado do Rio Grande do Norte e na África (Moçambique e Nigéria). Essas jazidas estão em vias de esgotamento. Outros nomes dados à turmalina de acordo com suas cores: dravita (castanho), schorl (preto), rubelita (rosa ou de cor-de-rosa),  indicolitaa (azul escuro), safira brasileira (azul da luz), verdelite ou esmeralda brasileira (verde), acroíta (incolor).
Significados e curiosidades -  

A turmalina azul estimula o bom funcionamento do pulmão, laringe e garganta. Ajuda na insônia e permite ter um sono tranqüilo e reparador. Melhora a comunicação.
A turmalina preta repele a energia negativa. Desfaz medo e condições negativas. Aumenta a sensibilidade, inspiração e compaixão, compreendendo-as melhor. Grande poder de cura, forças elétricas bem fortes. Nivela os relacionamentos. Ampliador dos pensamentos. Energiza. Recicla energia negativa em positiva. Protege de ambientes e pessoas negativas (escudo). Pânico - medos do cotidiano. 
Turmalina rosa
A turmalina rosa é doadora do amor na esfera material. Sua mera presença gera alegria e entusiasmo pela vida. Utilizar, carregar, usar a turmalina rosa ou com ela meditar inspirará o coração a livrar-se de mágoas passada e voltará a confiar na força do amor. Aguça os insights e a percepção, aumenta a criatividade.  Trata da depressão, hipotensão.  Gera alegria e entusiasmo pela vida. Permite o desenvolvimento da compaixão. Dá a sensação de que é seguro amar e expressar sentimentos.
A turmalina verde é uma pedra curativa em todos os sentidos. Ela é capaz de purificar e fortalecer o sistema nervoso, capacitando-o a conduzir quantidades maiores de força espiritual. Desenvolve sentimentos de amor e compaixão. Renova a criatividade. Ajuda a abrir novos caminhos na vida.



Turquesa

Turquesa
Turquesa é uma gema geralmente entre a cor ciano e verde. As variedades mais caras são as de cor azul do céu; as inferiores são esverdeadas. A turquesa que se desvanece na cor é também inferior. A turquesa é um fosfato de alumínio com pequenas quantidades de cobre e ferro. 
Significados e curiosidades - Tem a capacidade de absorver sentimentos negativos que poderiam vir a seu portador. Diz-se que sua cor muda quando o portador está doente ou quando algo desagradável está para acontecer ou quando o portador recebe energia negativa de outra pessoa. Protege contra a poluição do ambiente. Melhora a meditação, circulação e paz de espírito. Grande poder de cura. Pedra sagrada para budistas tibetanos. Um símbolo do mar e céu. O mar fala da profundeza da alma e o céu fala da ascensão ilimitada. Cria força, protege, ajuda a comunicação.





Zircônia

Baddeleyita, zircônia natural.
Encontra-se zircônia na natureza, constituindo o mineral chamado baddeleyita. Trata-se de  um raro mineral de óxido de zircônio, que ocorre em diversos cristais monoclínicos prismáticos. No entanto, a zircônia cúbica é uma gema artificial, produzida em laboratório como imitação do diamante. A zircônia cúbica tem dispersão maior que a do diamante e é geralmente incolor, mas pode ser produzida numa grande variedade de cores. Devido ao seu baixo custo, durabilidade e semelhança visual ao diamante, a zircônia cúbica tem sido a imitação de diamante gemológica economicamente mais importante desde 1976.
Significados e curiosidades - A zircônia natural tem um brilho impetuoso. As lendas dizem que a zircônia era um anjo guardião enviado à Terra no tempo em que  Adão e Eva estavam no jardim. Foi a pedra talismã dos comerciantes durante as viagens, pois os protegia dos bandidos da noite. A presença da zircônia nos bolsos trazia grandes fortunas. Acreditava-se que, usada como talismã, traria um sono calmo e espírito novo na vida. Carregá-la consigo traria amor e admiração de todos os povos. Na Idade Média, era usada para induzir ao sono. A árvore de Kalpa, figura simbólica dos deuses hindus, foi descrita pelos poetas como tendo folhas de zircônia.
Ajuda a pessoa a refletir sobre a própria vida. Auxilia na procura da paz e quietude. É uma pedra de introspecção. Ensina discrição e paciência.  





Fontes: Arte Store, CPRM Serviço Geológico do Brasil, Dicionário Online de Português, Escola de Joalheria Bell'Arte, Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário