terça-feira, 20 de março de 2012

Você sabia... - Zircônia, baddeleyita ou diamante? Veja características e crenças.

Brilhante de zircônia cúbica
Encontra-se zircônia na natureza, constituindo o mineral chamado baddeleyita. Trata-se de  um raro mineral de óxido de zircônio, que ocorre em diversos cristais monoclínicos prismáticos.


No entanto, a zircônia cúbica é uma gema artificial, produzida em laboratório como imitação do diamante. 


A zircônia cúbica tem dispersão maior que a do diamante e é geralmente incolor, mas pode ser produzida numa grande variedade de cores.


Devido ao seu baixo custo, durabilidade e semelhança visual ao diamante, a zircônia cúbica tem sido a imitação de diamante gemológica economicamente mais importante desde 1976.


Exemplos de baddeleyita, mineral de óxido de zircônio. 

Curiosidades



A zircônia natural tem um brilho impetuoso. As lendas dizem que a zircônia era um anjo guardião enviado à Terra no tempo em que  Adão e Eva estavam no jardim. Foi a pedra talismã dos comerciantes durante as viagens, pois os protegia dos bandidos da noite. A presença da zircônia nos bolsos trazia grandes fortunas. Acreditava-se que, usada como talismã, traria um sono calmo e espírito novo na vida. Carregá-la consigo traria amor e admiração de todos os povos.


Na Idade Média, era usada para induzir ao sono. A árvore de Kalpa, figura simbólica dos deuses hindus, foi descrita pelos poetas como tendo folhas de zircônia.

Representações



Mês: dezembro
Qualidade: simboliza a virtude   
Casamento: 7º aniversário

Fonte: Wikipédia e Escola de Joalheria Bell'Arte


Nenhum comentário:

Postar um comentário