sexta-feira, 30 de março de 2012

Lápis-lazúli: de azul intenso, poderoso afrodisíaco. É a pedra dos psicólogos.

Anel regulável em arame folheado a ródio
com lápis-lazúli.
By Nagoya.
R$49,90 - "Cód PDR-azul G"
Oi! Bom dia!


Vamos lá?... Hoje escrevo sobre as curiosidades do lápis-lazúli. Sabia que os romanos acreditavam que os lápis-lazúli eram um poderoso afrodisíaco? 


Então... conheça um pouco mais sobre essa pedra de azul tão intenso e lindo.


Características


O lápis-lazúli, conhecido também como lápis azul, é uma rocha metamórfica de cor azul utilizada como gema ou como rocha ornamental desde antes de 7000 aC.


Trata-se de uma rocha, e não de um mineral, já que é composto por vários minerais. O lápis-lazúli ocorre geralmente em mármores cristalinos. A sua melhor cor é o azul intenso, com pequenos grãos de pirita dourada. Pode ser usado em jóias, caixas, mosaicos, ornamentos, canetas e vasos. Na arquitetura, foi usado nas paredes e colunas dos palácios e das igrejas.


Significados e curiosidades 


A azul-escura e opaca da pedra, fez com que esta gema fosse altamente apreciada pelos faraós egípcios, como pode ser visto por seu uso proeminente em muitos dos tesouros recuperados dos túmulos faraônicos.  E ainda hoje é extremamente popular no Egito.

Os romanos acreditavam que os lápis-lazúli eram um poderoso afrodisíaco.


Na Idade Média, acreditou-se que mantinha o corpo saudável e a alma livre do erro e do medo. Acreditou-se também que a pedra tinha propriedades medicinais.


Melhora a expressão, alivia o stress elimina as depressões espirituais. Para clarividência, intuição. Desde março de 2006 é a pedra oficial do anel de formatura dos psicólogos. 

Saiba mais sobre gemas e pedras, suas características e significados, aqui no site. 
Fontes: Arte Store, CPRM Serviço Geológico do Brasil, Dicionário Online de Português, Escola de Joalheria Bell'Arte, Wikipédia.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário